Oficinas educativas

Oficinas educativas - Gabi Rodrigues

Desde 2015 venho realizando experimentos com materiais reciclados, e bordados manuais, e confesso que os resultados estão sendo bastante satisfatórios. Tenho muito interesse e carinho por todo o universo craft, e tudo que desrespeita ao tema, me interessa completamente.

Desde então, tive o start em transformar essas vivências, em forma de oficinas educativas. Acredito que através da arte, somos capazes de desenvolver nosso senso crítico e nos expressar verdadeiramente. Tarefas e temas são abordados de forma lúdica e educativa.

Já tive o prazer em expor meu trabalho na unidade do Sesc Vila Mariana (2015) e Sesc São Caetano (2017), tenho muito respeito e carinho pela maneira que o Sesc desenvolve suas atividades, e a ideia é seguir com os projetos em outros centros de arte e cultura.


Temáticas

Os principais temas abordados e especialmente criados para as oficinas, envolvem a cultura “feito á mão”, “faça você mesmo“, reciclagem, reutilização, upcycle, costura manual, customização, bordado manual, desenho e pintura. Temas esses abordados de maneira leve e criativa, sempre.


Oficinas realizadas

“Reutilização criativa: Transformação de objetos”/ Fase 1 – Sesc Vila Mariana

Realização da oficina “Reutilização Criativa: Transformação de Objetos – fase 01” na unidade do Sesc Vila Mariana. A oficina propôs a reutilização de forma criativa de objetos eletrônicos que estavam sem uso em casa (os chamados lixos eletrônicos), transformando-os em algo útil novamente, com nova função, além de evitar o descarte incorreto desses objetos e preservar o meio ambiente.

A oficina estimula os participantes a pensar de forma sustentável e criativa, além de trabalhar de maneira orgânica e sem amarras. Os novos objetos podem ser customizados de forma personalizada e única.

Para conferir todos os detalhes da oficina, clique aqui.


“Reutilização criativa: Transformação de objetos”/ Fase 2 – Sesc São Caetano

Participação na feira de produtores orgânicos: “É dia de feira!” e do projeto “Pé de broto” + realização da oficina “Reutilização Criativa: Transformação de Objetos – fase 02” na unidade do Sesc São Caetano.

Tivemos a oportunidade em participar da feira de produtores orgânicos do Sesc São Caetano, bem como participar do projeto “Pé de broto” que trabalham com a conscientização e importância do cuidado com o meio ambiente e reflexões sobre hábitos de consumo e alimentares.

Para conferir todos os detalhes da oficina, clique aqui.


Oficinas novas: propostas

Novas ideias são sempre bem-vindas! Sigo na experimentação, e vire e mexe, testo composição e trabalhos com materiais novos. A principal vantagem em ser um criativo, é se manter sempre em movimento. Diante disso, criei outras propostas de oficinas, que podem ser aplicadas em centros de arte e cultura.

“Estamparia manual: carimbos criativos e alternativos”

A oficina de estamparia manual, tem como principal objetivo estimular os participantes a colocar a mão na massa, e criar seu próprio utilitário, de forma manual e criativa. Usaremos a técnica de estamparia manual, com uso de carimbos alternativos.  Usando materiais simples, do cotidiano doméstico e do reaproveitamento de tecidos, criaremos padrões únicos e personalizáveis de mimos para uso pessoal.

Para conferir todos os detalhes da proposta, clique aqui.


Customização criativa: Moda e consumo consciente com roupas repaginadas

Depois de vivenciar outras culturas, minha relação com as minhas roupas mudou. Viajei por um ano apenas com bagagem de mão, e no fim dessa aventura repensei sobre o que nossa vestimenta diz sobre nós. A oficina começa com um bate papo, sobre consumo e moda, e na sequência, proponho ideias aos participantes para customizar sua peça de roupa, e criar uma nova relação com ela.

Para conferir todos os detalhes da proposta, clique aqui.


Bê-a-bá da Informática: Utilização, estratégias web, redes sociais e dispositivos móveis

Com o avanço das tecnologias, das redes, e de toda maneira de nos comunicar evoluiu, porque ainda aprendemos informática de maneira tradicional e engessada? Com minha experiência como instrutora de informática durante anos, e pude constatar como ensinamos e aprendemos de diferentes maneiras. Pude observar que um relacionamento mais próximo do aluno, e o aprendizado lúdico, faz com que o desenvolvimento seja ainda melhor e mais rápido.

Oficina: Bê-a-bá da Informática: Utilização, estratégias web, redes sociais e dispositivos móveis
Oficina: Bê-a-bá da Informática: Utilização, estratégias web, redes sociais e dispositivos móveis

Para conferir todos os detalhes da proposta, clique aqui.


Curtiu? Quer saber mais sobre as oficinas? Então não hesite em me mandar mensagem, ficarei feliz pelo contato. Costumo responder brevemente.:

* Seus dados são confidenciais e não serão repassados para terceiros.