Reutilização Criativa

O mundo já tem lixo demais. Isso a gente já sabe. Com a produção massiva de novos produtos e o consumo desenfreado promovido pela mídia, muita coisa é descartada e substituída por outra em questão de minutos.

Mas, o que é ‘descartar’ se o mundo todo é a nossa casa?

Pensando em maneiras reais de diminuir a quantidade de objetos descartados sem necessidade, nasce a reutilização criativa.

A reutilização criativa nada mais é que reaproveitar, realocar, ressignificar o uso de objetos que se, tratados de maneira especial, podem render novos produtos e novas maneiras.

A Loja Gabi Rodrigues surgiu a partir de um projeto-oficina que eu, Gabi, apresentei no SESC Vila Mariana em 2015. A oficina tinha como proposta reaproveitar lixo eletrônico como mouses, teclados e demais periféricos eletrônicos. A partir desses itens, criamos novos objetos e demos outro significado para eles. Foram três encontros realizados de forma leve, tranquila e repleta de troca de ideias.

Com resultados tão positivos e a questão da sustentabilidade pipocando na cabeça, senti que era o momento de levar essa proposta adiante. A partir daí, tivemos a ideia de criar uma loja que valorizasse produtos reaproveitados, apresentando outra versão e outra possibilidade de uso.

Todas as ideias e pesquisas desenvolvidas para a realização da oficina, foram empregadas aqui, nos produtos que você vê hoje na nossa loja.

No site você pode conferir nosso trabalho através dos abajures, dos potes e dos bowls – todos criados a partir de objetos que, originalmente, iriam para o lixo.

Tivemos o prazer de repetir a dose, e fomos ao Sesc São Caetano, agora em Setembro de 2017 com a oficina de Reutilização Criativa reformulada.

Ressignificar o uso de objetos é demonstrar preocupação com o meio-ambiente e com o futuro. Pense nisso!